GO

PALESTRANTES

ADELAIDE DE F. S. DA COSTA  
Consultora Técnica da CNA/SENAR  
Engenheira Agrônoma - Dra. em Produção Vegetal - Consultora Técnica da CNA - SENAR
Engenheira Agrônoma – Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal pela UFV, pesquisadora aposentada do Incaper e atualmente Consultora Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), atuando no Espírito Santo junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), como Coordenadora Regional do Programa PRAVALER. Possui experiência na área de adaptação de espécies agroflorestais às condições edafoclimáticas do Espírito Santo e em estratégias para a diversificação das propriedades rurais, com foco na recuperação de áreas degradas, qualidade do solo, preservação dos recursos hídricos e proteção de nascentes em busca da sustentabilidade ambiental, econômica e social.
 
     
   
DOMINGOS SÁVIO CAMPOS PACIULLO  
Engº.Agrônomo, Dr.em Zootecnia, Pesquisador Embrapa Gado de Leite  
Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) (1992), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Foi professor de Agrostologia na Universidade Católica de Góias, em 2004 e 2005. Atuou como Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional, vinculado ao Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Gado de Leite, no estado de Goiás (2003 a 2005). É Revisor dos periódicos Revista Brasileira de Zootecnia, Revista CERES, Boletim de Indústria Animal, Ciência Rural, Pesquisa Agropecuária Brasileira e Agroforestry Systems. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Pastagem e Forragicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de pastagens tropicais, manejo de plantas forrageiras, produção animal a pasto, estabelecimento e avaliação de sistemas silvipastoris.  
     
   
FABIANA RUAS  
Incaper/ES  
Bióloga com Especialização em Ecologia e Recursos Naturais pela UFES, é mestre e doutoranda em Biologia Vegetal pela mesma instituição. É Funcionária do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper desde 2007, ocupa cargo de Coordenadora de Recursos Naturais. Foi coordenadora do Projeto Biomas/ Mata Atlântica de 2010 a março/2021; é membro dos seguintes espaços: Fórum Origem Capixaba de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas; Comissão Estadual da Produção Agroecológica e Orgânica - CEAPO; do Comitê Técnico e Grupo Governamental de Trabalho para Pólo de Silvicultura de Espécies Nativas no ES; Atua com projetos de Pesquisa e ATER nas áreas de Sociobiodiversidade em arranjos produtivos com espécies nativas da Mata Atlântica, tais como Aroeira (Schinus terebinthifolia), palmeira Juçara (Euterpe edulis), Sapucaia (Lecythis pisonis), Pau-brasil (Paubrasília echinata Lam.) e outras; é membro do NIT e Comitê editorial/ Incaper; membro da Comissão para Plano de Ação Territorial (PAT) Capixaba-Gerais, envolvendo ES e MG; do grupo gestor do PRAVALER e Plano ABC. É articuladora das Redes de Ater Nacionais e Estaduais de Produtos e Mercados Diferenciados da Agricultura Familiar, com foco em Plantas medicinais e Sociobiodiversidade (Produtos da Floresta). Coordena a REDE JUÇARA-ES.  
     
   
GILBERTO TERRA  
Courageous Land (CL)  
Engenheiro Florestal e agricultor. Graduação UFRRJ/RJ, Mestre em Ecologia/UFSCar Co-fundador da Courageous Land (CL), atuando no norte (RR), nordeste (BA) e Sudeste (SP) com a produção de frutas, madeiras e especiarias em agroflorestas  
     
   
IVAN JANNOTTI WENDLING  
Ivan Jannotti Wendling – Engº. Agrônomo, Dr. em zootecnia - Prof.UFES, Campus Alegre/ES  
Graduado em Agronomia, com Mestrado e Doutorado em Zootecnia, área de concentração Pastagens e Forragicultura, ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Foi extensionista da Nestlé na região do Triângulo Mineiro, assistindo a produtores de leite a pasto. Atua nas áreas de manejo de pastagens tropicais; uso de leguminosas em consórcio com pastagens, e recuperação de pastagens degradadas por meio de sistemas silvipastoris. Atualmente está lotado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Alegre, responsável pelas disciplinas de forragicultura, produção animal a pasto, e sistemas agrossilvipastoris, atuando em projetos de pesquisa e extensão voltados para a produção animal e sistemas integrados de produção agropecuária.  
     
   
JAMILE LAQUINI MARQUES  
Engª. Florestal - Sociedade Brasileira de Engenharia Florestal (SBEF)  
- Repres. MV Gestão Integrada - Impacto no Prog. Refloresrar CAPARAÓ Capixaba  
     
   
JOÃO FELIPE DE BRITES SENRA  
INCAPER/ES  
Engenheiro Agrônomo, mestre em produção vegetal e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas. Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural e Pesquisador do Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro Conilon. Atualmente trabalhando com melhoramento do cafeeiro para monocultura e mitigação das mudanças climáticas com seleção de clones para regiões de altitude elevada e sistemas agroflorestais.  
     
   
LORUAMA GEOVANNA GUEDES VARDIERO  
SEBRAE - Inovação da Indicação Geográfica Montanhas ES  
Geologia/UFES/ES - Mestranda em Agroecologia pelo IFES/ES Foi membra do Grupo de Agricultura Ecológica Kapi'xawa e é associada na Associação de Plantadores de Água (PLANT'AGUA). Atuou como Especialista Socioambiental nas Obras de Esgotamento Sanitário da Cesan e atua no Sebrae como Agente Local de Inovação da Indicação Geográfica Montanhas do Espírito Santo para o Café  
     
   
MARCELO FRANCIA ARCO-VERDE  
Embrapa Florestas - Presidente da Sociedade Brasileira de SAF - Curitiba/PR  
Engenheiro Florestal pela UFPR (1989). Professor de Silvimetria e Fotogrametria na Universidade Técnica del Beni, Bolívia (1990). Extensionista da EMATER, no estado do Amazonas (1991-1992). Especialização em Sistemas Agroflorestais no Centro Agronómico de Investigación y Ensenanza - CATIE, Costa Rica (1993) e no Centro Mundial de Agrofloresta - ICRAF, Quênia (1996). Especialização em Manejo Florestal no CATIE (2001). Mestrado em Sistemas Agroflorestais pelo CATIE (1998). Doutorado em Sistemas Agroflorestais obtido na Universidade Federal do Paraná - UFPR (2008). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1994. Tem experiência na área de Sistemas Agroflorestais, com ênfase em Ciclagem de Nutrientes e Análise da Viabilidade Financeira de Projetos Florestais e Agroflorestais. Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Roraima, no período de 2008 a 2012. Atualmente é pesquisador da Embrapa Florestas.  
     
   
MARIA DA PENHA PADOVAN  
Bióloga, PhD agroflorestas, SBSAF representante regional sudeste  
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981). Mestrado em Conservação de Biodiversidade pelo Centro Agronomico Tropical de Investigacion y Ensenanza - CATIE, Costa Rica (2001). Doutorado em Sistemas Agroflorestais pelo CATIE, Costa Rica e Bangor University, UK (2016). Atuou como agente de desenvolvimento rural no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER até junho 2021, trabalhando em projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e produção agrícola sustentável (Projeto DLS/KFW), recuperação de áreas degradadas (Projeto CORREDORES ECOLÓGICOS). Investigou o uso de sistema agroflorestal como estratégia de restauração, avaliação financeira de sistemas integrados de produção e a influência de sistema agroflorestal multi-estratificado na melhoria das condições químicas e físicas do solo e conservação de água (projeto BIOMAS) e os efeitos de diferentes espécies de árvores associadas com café no microclima e na dinâmica da água (FAPES).  
     
   
MARIA DE FÁTIMA ÁVILA PIRES  
Médica Veterinária, Drª.em Ciência Animal, Pesquisadora/Embrapa Gado de Leite  
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e especializaçao em Homeopatia Veterinária. Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lotada na Embrapa Gado de Leite. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bovino de leite, ambiente, estresse calórico, conforto animal , sustentabilidade dos sistemas de produção, produção orgânica.  
     
   
MARIA ZANÚNCIO  
SENAR/ES  
Graduada em Engenharia de Alimentos pela UFES e apaixonada por Culinária. Participou do Grupo de Agricultura Ecológica Kapi'xawa. Trabalha com culinária da Mata Atlântica e dos Sistemas Agroflorestais, em que harmoniza produtos de importância para o desenvolvimento de SAFs e para a recuperação da Mata Atlântica. Desenvolveu diversas receitas à base de polpa de juçara das quais 21 foram publicadas no livro "Palmeira Juçara: Patrimônio Natural da Mata Atlântica no ES" (Incaper, 2017). Ministra cursos de culinária para produtores rurais e compõe o quadro de instrutores do Senar.  
     
   
MAURÍCIO DAN  
Incaper/ES  
Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em 2009. Graduado em Ciências Biológicas, bacharelado, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 2005. Tem experiência nas áreas de Ecologia Vegetal e Botânica, atua principalmente nos seguintes temas: florística, herbário, fitossociologia, etnoecologia, fitogeografia e ecologia de comunidades vegetais, sobretudo relacionados à Mata Atlântica e ecossistemas associados, além de atuar na área de ecologia aplicada no manejo de agroecossistemas. Atualmente é pesquisador na área de Recursos Naturais no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), onde desenvolve pesquisas principalmente relacionadas ao manejo de recursos naturais, produtos florestais não madeireiros e recuperação de áreas degradadas.  
     
   
PAULO HENRIQUE RADAIK  
Intituto Peroá/ES  
Engenheiro Agrônomo pela UFLA. Mestrando do curso de mestrado profissional em conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável da ESCAS do IPÊ. Experiência em consultoria, assessoria, treinamento, capacitação e produção em: sistemas agroflorestais (agricultura sintrópica) e Agroecologia, atualmente Consultor do Instituto Peroá em parceria com a SUZANO Papel e Celulose S/A, WWF e Procter & Gamble. Sendo responsável pelo trabalho de Reflorestamento Ambiental e produtivo em 12 Aldeias Indígenas e 15 Comunidades Rurais.  
     
   
RENATO MORAES DE JESUS  
INCAPER/ES  
Engenheiro Florestal, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutor em Ecologia pela UNICAMP. Trabalhou no Projeto RADAM em levantamentos de recursos naturais na região Amazônica. Por 32 anos foi o responsável pela Reserva Natural Vale, em Linhares - Espírito Santo, onde desenvolveu trabalhos e pesquisas em Silvicultura Tropical, na Preservação e Conservação de Ecossistemas Tropicais, Recuperação de Áreas Degradadas, Produção de Mudas de Espécies de Mata Atlântica, Ecologia de Fauna, Amenização Paisagística e Educação Ambiental, onde, em todos esses segmentos, publicou inúmeros trabalhos técnicos científicos. Cumulativamente, foi o Diretor Técnico Operacional do Instituto Ambiental Vale por 10 anos e também o Gerente Geral de Biodiversidade da Vale S/A. Por dez anos também, foi o Diretor de Meio Ambiente do Instituto Terra. Desde 2009 e até Janeiro de 2018 foi o Diretor Técnico Operacional da Symbiosis Investimentos e Participações Ltda, onde dirigiu um projeto que contempla o plantio de 100 mil hectares com espécies de Mata Atlântica. Desde 2015 é membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia do Brasil.  
     
   

<